Make your own free website on Tripod.com








Família Pozzebon
Geografia













Home | Introdução | O emigrante Giovanni | Geografia | Pequena História da Unificação | Correlação Histórica com o Brasil | Motivos da Emigração | A viagem | A viagem de Giovanni Pozzebon | Amparo na época | Breve História da Família no Brasil | Genealogia | Bibliografia e Links | Contato





A Itália é uma península da Europa meridional na bacia do mar Mediterrâneo. Do ponto mais extremo ao norte ao ponto mais extremo ao sul, a distância é de 1300 Km, sendo a maior largura de 300 Km. Faz fronteira com a Áustria, ao norte, com a Eslovênia a nordeste, com a Suíça a noroeste e com a França a oeste. Do lado leste temos o mar Adriático, a oeste o mar Jônio, e próximos ao norte, o mar Tirreno e o mar Ligure.
A superfície total, incluindo as ilhas, é de aproximadamente 300.000 Km2. Cerca de 80% do território é montanhoso ou colinoso. A maior extensão de terra plana é a planície Padana, atravessada pelo rio Pó.
Os rios são numerosos, mas com percursos breves. Os mais importantes: Pó (652 Km), Adige (410 Km), Tevere (405 Km) e Arno (241 Km). Há também lagos importantes: Garda, Maggiore, Como, Iseo e Trasimeno, de origem glacial e Bolsena e Bracciano, de origem vulcânica.
Do ponto de vista geológico a península é uma terra jovem, e por isso sujeita a terremotos e atividade vulcânica. Os vulcões ativos mais importantes são o Etna e o Vesúvio, e os das ilhas de Vulcana e Stromboli.
A República Italiana está dividida em Regiões/Regione (20), que por sua vez são divididas em Províncias/Provincie (103), e estas em Municípios/Comune (8102). As Regiões são entidades autônomas, com independência política, jurídica, legislativa e administrativa, e são governadas pelo Conselho Regional (Consiglio Regionale), com 30 a 60 membros, eleitos pelos cidadãos. Este Conselho por sua vez, elege a Junta Regional (Giunta Regionale), que tem funções executivas e administrativas. As duas entidades elegem o Presidente da Junta Regional. As regiões denominadas autônomas gozam de uma maior liberdade administrativa.

A Província de Treviso

A família de Giovanni Pozzebon é originária de Giavera, atual Giavera del Montello, uma das comune de Treviso.
Treviso por sua vez, é uma das 7 províncias do Veneto.
No extremo nordeste da Itália os romanos construíram postos de fronteira, que hoje sobrevivem como as cidades de Vicenza, Pádua, Verona e Treviso.
A província de Treviso possui características topográficas variadas: montanhas, colinas e planícies. Está há poucos quilômetros do mar. Sua extensão é de 2477 quilômetros quadrados, organizados em 95 comunes, com uma população de 784000 pessoas. (dados Agosto de 2000 Istat Istituto Nazionale di Statistica)
As principais cidades, além de Treviso, a capital da província são: Montebelluna, Castelfranco Veneto, Asolo, Valdobbiadene, Vittorio Veneto, Conegliano e Oderzo. As cidades guardam características e tradições antigas, que sobrevivem até os dias atuais.
Possui dois rios de grande importância, Piave e Sile, além de outros menores.
O Montello é uma colina oval que inicia sua elevação na planície de Treviso, onde corre o rio Piave. Sua largura máxima é observada no sentido Leste-Oeste, com 13 quilômetros, e no sentido Norte-Sul, com 5 quilômetros. Atinge a altitude máxima de 369 metros em Val dellAcqua. A vizinha colina de Montebelluna, que um antigo leito do Piave separava do Montello, é sua continuação natural. Faz parte do sistema colinar que compreende a oeste a colina de Asolo e Cornuda e, a leste, divisa com o atual leito do Piave, Colfosco, Susegana e Conegliano.
A região do Montello também é famosa pela existência de cavernas, que formam galerias de até 20 quilômetros de extensão.
Giavera del Montello é uma das 95 comuni da província de Treviso. Situa-se no limite sul do Montello, a cerca de 15 quilômetros de Treviso (Longitude: 12º 10 45 Latitude: 45º 48 0), a 78 metros de altitude, e dimensões de 20 quilômetros quadrados.
Atualmente o sobrenome Pozzebon pode ser encontrado em 94 comuni, distribuídas por 27 províncias, em 9 Regiões.




























As regiões da Itália

As regiões da Itália






1. Regione Autonoma Valle dAosta
2. Regione Piemonte
3. Regione Lombardia
4. Regione Autonoma Trentino-Alto Adige
5. Regione Autonoma Friulli-Venezia Giulia
6. Regione Veneto
7. Regione Liguria
8. Regione Emilia-Romagna
9. Regione Toscana
10. Regione Marche
11. Regione Umbria
12. Regione Lazio
13. Regione Abruzzo
14. Regione Molise
15. Regione Campania
16. Regione Puglia
17. Regione Basilicata
18. Regione Calabria
19. Regione Autonoma Sicilia
20. Regione Autonoma Sardegna




























































As províncias do Veneto






Comune de Treviso - Giavera em destaque

Informações mais detalhadas e fotos podem ser obtidas em outros sites, listados na página Bibliografia e Links.




























Pequena História da Unificação

Pequena História da Unificação